Festa de S. Jorge – Abadim

A freguesia de Abadim é razoavelmente extensa, alongando-se o seu território por uma estreita faixa no sentido Norte – Sul. Esta freguesia faz fronteira com o concelho de Vieira do Minho. Abadim estende-se por uma das vertentes da Serra da Cabreira, atingindo a Norte elevadas altitudes e na extremidade oposta, junto ao Rio Peio, um vale profundo, húmido e fértil.

As principais actividades económicas presentes nesta freguesia baseiam-se, fundamentalmente, na agricultura e construção civil. Quanto ao artesanato, este tem maior relevância na tecelagem e nas mantas de farrapos.

A origem do nome desta freguesia provém de um povoamento árabe que significa “adorar” (Abadim). Relativamente à densidade populacional apresenta-se reduzida, com indicadores de crescimento disperso, facto que pode explicar-se pela sua proximidade à sede do concelho (Refojos de Basto).

Os seus locais turísticos…

A grande referência turística desta freguesia é o Castelo da Torre. Destaca-se também o Pelourinho do Couto e Pedra de Armas e a casa da Ramada. Em termos de património natural, esta freguesia apresenta grandes e belos trechos paisagísticos e um importante equipamento turístico em Moinhos de Rei, histórico local hoje transformado em área de lazer.