Casa da Lã e Pisão de Bucos

Bucos é uma aldeia de Cabeceiras de Basto que continua a trabalhar a lã através de processos tradicionais. Foi em 2005 que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em colaboração com a Junta de Freguesia de Bucos, criou o projeto da Casa da Lã. A sua grande missão, salvaguardar e preservar toda uma tradição, um património inquestionável desta aldeia onde o saber fazer passou de geração em geração.
Sediada na antiga escola primária de Bucos, a Casa da Lã funciona como centro de interpretação sobre o trabalho da lã, sendo possível todas as quartas e quintas-feiras de tarde acompanhar ao vivo a execução de diversos trabalhos da lã, levados a cabo por um grupo de mulheres que gostam de partilhar com quem as visita os segredos da lã.
A estilista Helena Cardoso, tem vindo a apoiar este projeto juntando, num casamento perfeito, o saber fazer ancestral, a lã trabalhada manualmente e a criatividade contemporânea.
Aqui os visitantes podem adquirir meias, cobertores e cobertas feitas em Bucos desde tempos imemoriais, mas também, trabalhos mais contemporâneos como echarpes, casacos, camisolas, luvas, gorros, cachecóis e almofadas.
Este é um dos muitos motivos para que visite Cabeceiras de Basto. Venha conhecer a Casa da Lã, a aldeia de Bucos e adquira produtos 100% portugueses!

Acessibilidades
A Casa da Lã é servida pelas estradas nacionais 205 (Braga/Póvoa de Lanhoso/Vieira do Minho/Cabeceiras de Basto), 206 (Guimarães/Fafe/ em Arco de Baúlhe seguir pela EN 205), 210 (Amarante/Celorico de Basto/Mondim de Basto/ em Arco de Baúlhe seguir pela EN 205), 311 (Guimarães/Fafe/Cabeceiras de Basto ou Montalegre/Boticas/Cabeceiras de Basto), bem como pela A7 (Póvoa do Varzim/Vila Pouca de Aguiar). Em Cabeceiras de Basto deve seguir as indicações de Bucos. O visitante pode deslocar-se à Casa da Lã utilizando os seguintes serviços de camionagem: TRANSDEV – Arco de Baúlhe/Braga (via Cabeceiras de Basto e Póvoa de Lanhoso), Porto/Ribeira de Pena – Expresso (via Cabeceiras de Basto, Fafe e Guimarães), Cabeceiras de Basto/Ribeira de Pena (via Formoselos) ou MONDINENSE – Cabeceiras de Basto/Amarante, Cabeceiras de Basto/Porto (via Fafe e Guimarães).

Fonte: (Museu, 2016)

 

Tags