Serra da Cabreira

A Serra da Cabreira é uma elevação de Portugal Continental, com 1262 metros de altitude. Aqui vislumbram-se aldeias que vale a pena descobrir.

É uma zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, onde nasce o Rio Ave, oferece no seu património e nas tradições das suas gentes, uma série de atractivos difíceis de igualar. Na paisagem montanhosa, os pequenos riachos e as quedas de água fazem, no verão, as delícias dos amantes da natureza. Ainda é possível descobrir locais em estado quase selvagem, em muitos recantos da serra.

Na Cabreira, existem também uma flora e fauna únicas, onde se destaca o garrano, espécie equídea portuguesa que ainda hoje encontramos com frequência. Nas aldeias mantêm–se costumes de outros tempos: a agricultura de subsistência, o pastoreio e a produção de vinho, em pequena escala, continuam a ocupar as gentes que aqui moram. Do património construído são ainda visíveis, em alguns locais, vestígios da geira, a via romana que ligava Braga a Astorga. Os espigueiros ou canastros, ainda usados para guardar os produtos da terra, também continuam a marcar presença na Cabreira.

 

Fonte: (Cabeceiras de Basto, 2016)