Fiesta de Nuestra Señora de los Remedios

La fiesta en honor de Nuestra Señora de los Remedios se mantiene en Baúlhe Arco del pueblo y se ejecuta en el primer fin de semana de septiembre. Carreras de viernes a domingo, teniendo como destaca la procesión de las velas, la noche del viernes, o arraial no sábado à noite e a procissão da Nossa Senhora dos Remédios com andores e figurantes no domingo à tarde.
A capela de Nossa Senhora dos Remédios foi restaurada no ano de 2000 e em 2013 a área envolvente da mesma foi requalificada.

Esta romaria é anunciada, sensivelmente, um mês antes com a Erguida do Pau da Bandeira. Ultimamente foi afixada a sua data no primeiro domingo de agosto. Todos são convidados a vestir os trajes tradicionais (trajes domingueiros), num cortejo que percorre as ruas do Arco de Baúlhe e onde se levam oferendas para leiloar acompanhadas de concertinas e carros dos bois, levando a haste de madeira (pau) de vários metros com a bandeira bicolor (amarelo e azul) no seu topo.

No fim do trajeto, o pau é erguido por vários homens no lugar da Serra, com o auxílio das cordas e é oficialmente proclamada a Festa em honra da Nossa Senhora dos Remédios. No fim do cortejo, há o leilão das ofertas.

Graças ao papel preponderante da Comissão de Festas e da Paróquia, as grandiosas Festas de Nossa Senhora dos Remédios consolidaram-se ao longo dos anos, alcançando uma cada vez maior dimensão e brilhantismo.

Milhares de pessoas, entre munícipes, emigrantes e turistas, acorrem todos os anos a esta vila arcoense, onde o povo venera com fervor a sua padroeira – Nossa Senhora dos Remédios – e alimenta a fé que o liga à sua igreja.

fuente: (Cabeceiras de Basto, 2016)