Casa del Barón de Basto

Casa del Barón, Fue construido, en los años 1755-1758, por el abad Fray Francisco de San José, Monasterio de S. Miguel de Refojos, para evitar el Couto del Tribunal de Refojos de Basto.
Con la extinción de las órdenes religiosas, en 1834, o mosteiro e todos os bens que o integravam, incluindo a casa do tribunal, são vendidos em hasta pública e comprados por João António Fernandes Basto. en 1853, a casa do antigo tribunal é destruída por um incêndio. Logo reconstruída, muito naturalmente com interiores modificados, já não teriam como finalidade as secções de uma qualquer instituição como fosse um Tribunal.
Entretanto, en 24 de Agosto de 1873, aquele que a havia comprado em hasta pública, o João António Fernandes Basto, morre, e a casa passa, como herança, para um seu sobrinho, Alexandre José Fernandes Basto, que a transforma em hospedaria. Em finais do século XIX, a casa é remodelada e redecorada e passa a ser habitação de Júlio José Fernandes Basto, o Barão de Basto, que era um dos três irmãos de Alexandre Basto.

fuente: (Ecos, 2016)